A velocidade com que as tecnologias se modificam na configuração atual de mundo, em que tudo é ágil, afeta também a maneira como as empresas têm que lidar com essas tecnologias para continuarem crescendo e sendo lucrativas, garantindo maior competitividade no mercado.
Uma infraestrutura obsoleta ou antiga dificulta a transformação digital, diminuindo a produtividade da equipe e proporcionando uma má experiência aos clientes. Optar por aplicações ágeis e eficientes se torna algo mandatório para garantir competitividade e impulsionar o negócio.
Por isso, para obter sucesso a longo prazo, é necessário investir em uma estratégia de TI que contemple a modernização de aplicações, visando escalabilidade, interoperabilidade e otimização de custos, entre outros benefícios.
“Quando falamos em modernização, logo pensamos em tecnologia primeiro, mas esse movimento de modernização deve ser orientado pelo negócio. Pois, para se manterem competitivas e acelerarem o time to market, entre outros requisitos, as empresas precisam preparar suas aplicações para acompanharem as necessidades de negócio. Essas necessidades é que orientarão na definição das tecnologias a serem usadas nas aplicações”, ressalta Carlos Alberto Marangon, Especialista de Pré-Vendas e AWS Solutions Architect na Nextios.
O que é modernização de aplicações?
De forma simples, é a reunião de processos que tem como benefício atualizar e melhorar o desempenho de sistemas legados de software.
A modernização pode ser a troca de plataforma ou até a troca de uma linguagem de programação de um produto dentro do workload do cliente, troca de banco de dados como, por exemplo: on-premisse para nuvem, transformar arquiteturas monolíticas em microsserviços, entre outros.
Vale mesmo a pena modernizar?
Segundo Relatório Anual da SWZD sobre Orçamentos de TI e Tendências Tecnológicas, produzido pela Spiceworks, mais da metade das empresas abordadas relatam que a atualização de sistemas legados é o principal gasto de TI em 2023.
Isso quer dizer que mais de 50% das empresas gastam energia e dinheiro com infraestrutura de TI ao invés de pensar estrategicamente na escalabilidade e crescimento do negócio.
Modernizando ambientes, a produtividade da equipe pode aumentar, reduzindo custos com operação e melhorando a experiência do cliente.
Além disso, a troca de servidores on-premisse por servidores em nuvem reduz o CAPEX investido, podendo esse investimento ser direcionado on-demand, ou seja, a escalabilidade do negócio é muito mais acessível e ágil.
Caminhos da modernização de aplicações
O processo de modernização tem início no mapeamento e avaliação dos legados para encontrar oportunidades de melhorias como, por exemplo, em processos com desempenho abaixo do esperado.
Após o mapeamento, são desenhadas estratégias com diversas proposições para a modernização, sejam elas de desempenho, segurança, elasticidade, modularidade, automação, operacionalidade, entre tantos outros aspectos que podem ser modernizados.
De acordo com cada objetivo de negócio e as atuais circunstâncias em que as aplicações se encontram, pode-se considerar alguns caminhos para a modernização e todos eles podem ser definidos no mapeamento.
Saiba mais nestes dois artigos do Especialista de Pré-Vendas e AWS Solutions Architect na Nextios, Carlos Alberto Marangon:
Modernização de aplicações na AWS – Parte 1 e Parte 2
Mas porque as empresas têm dificuldade em modernizar suas aplicações?
De maneira geral, as empresas encontram dificuldades em modernizar quando buscam fazer isso internamente, o que gera custos e mais tempo de execução.
Ir em busca de parceiros especializados, com equipes dedicadas, ferramentas e tecnologias corretas, otimizará o processo de modernização trazendo resultados muito mais eficientes.
Como a Nextios pode te ajudar nesse processo de modernização de aplicações
Sabendo das dificuldades anteriormente expostas, é fácil perceber que ter um parceiro com o know-how e ferramentas adequadas fará toda a diferença no processo de modernização de aplicações da sua empresa.
Essa parceria vai ajudar a reduzir o tempo de entrega do projeto, otimizando custos e aplicando as melhores práticas de acordo com as suas necessidades.