O sucesso dos produtores rurais está cada vez mais ligado à transformação digital e à implementação de novas tecnologias no campo. Isso vale não só para os grandes produtores, mas também para os pequenos, que desenvolvem uma agricultura familiar.
Nextios contexto de transformação, a tecnologia em nuvem pode melhorar significativamente o desempenho e a eficiência das operações dos produtores e cooperativas agrícolas, em um cenário em que a chamada Agricultura 4.0 – um conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos, que permite aos produtores colocarem a agricultura de precisão em prática – vem promovendo grande impacto.
São tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, inteligência artificial, drones, automação, sensoriamento remoto e outras inovações digitais que estão trazendo ganhos de aumento produtividade, redução de custos, controle de qualidade dos produtos, resiliência a condições climáticas, entre outras vantagens, para produtores desenvolverem cada vez mais o seu negócio.
Projeções de ganhos para o setor por meio da tecnologia em nuvem
De acordo com o Gartner, a adoção de tecnologia em nuvem e a automação de processos na agricultura, incluindo a cafeicultura, pode resultar em um aumento de até 30% na eficiência operacional, graças à coleta e à análise inteligente de dados em tempo real.
Além disso, o órgão também aponta que, até 2025, 95% das operações agrícolas utilizarão tecnologia de análise de dados avançada para impulsionar a tomada de decisões.
Em um recorte mais específico do setor cafeeiro, a Embrapa observou uma redução de até 25% em despesas operacionais e um aumento de 20% na eficiência das operações em 80% dos cafeicultores que adotaram tecnologia em nuvem para monitoramento remoto.
A otimização de recursos naturais, uma frente ligada às questões ESG, também é beneficiada pela tecnologia em nuvem, já que em um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostra que a implementação dessas tecnologias minimiza a utilização de produtos químicos e otimiza o uso da água, podendo haver uma redução de até 15% no consumo.
Como a Nextios e a AWS podem auxiliar no processo de transformação digital do setor agrícola?
A transformação digital e a tecnologia em nuvem vem impulsionando a agricultura e estão redefinindo a forma como agricultores gerenciam suas operações, pois, ao adotar essas inovações, há a otimização da produção, melhora na eficiência operacional e, em última análise, contribui para as iniciativas ESG, promovendo assim um agronegócio mais sustentável.
Com soluções em nuvem da Nextios, é possível fazer o processamento e a análise de grandes volumes de dados em tempo real sobre as condições do solo, clima e saúde das plantas.
Conte com a equipe Nextios como parceira ideal de inovação e tecnologia.