Sobre o nosso cliente
A RV Digital, rede de multisserviços, oferece um dos maiores ecossistemas de transações eletrônicas do país. Presente em todo o Brasil, atua em parceria com grandes empresas de telefonia, serviços, conteúdos digitais e de entretenimento. Tem como objetivo aproximar os parceiros de seus potenciais consumidores, por meio de uma plataforma completa de produtos e serviços, que se conecta a uma ampla rede de estabelecimentos comerciais. Conta com o maior portfólio de recargas digitais do país e um pacote completo de soluções para gerar maior lucratividade no ponto de venda.
Conheça o case
Compreendendo os desafios e procurando por soluções inteligentes, visamos alcançar o melhor resultado possível.
- Desafio
- Solução
- Benefícios e resultados
-
Desafio
A RV Digital tinha o desafio de transformar o seu negócio, que possuía uma infraestrutura de TI on-premisses em Data Center. Para isso, tomou a decisão de migrar seu ambiente para a nuvem, adotando uma arquitetura moderna, confiável, escalável e de baixo custo.
A execução do desafio de migrar uma estrutura grande e complexa, exigiu estabelecer uma parceria com a Nextios, uma empresa de alto skill em tecnologias cloud.
-
Solução
Como parceiro estratégico em serviços, consultoria e planejamento, a Nextios atuou no projeto de montagem da infraestrutura e apoio na migração do ambiente existente (toda a plataforma de backofice para a parte fiscal, contábil e plataformas de marketing), além de garantir a sustentação do ambiente dentro das melhores práticas da AWS.
A Nextios apoiou a jornada para a nuvem, com serviços gerenciados, monitoração da infraestrutura (monitoração 24×7 e notificação de falhas), além da monitoração do negócio.
Dentre os serviços AWS utilizados no case de migração, destacam-se: AWS Network Load Balancer (NLB), AWS Elastic Compute Cloud (EC2), AWS Elastic File System (EFS), AWS CloudWatch, AWS RDS Aurora, AWS Simple Email Service (SES), AWS Route53, AWS NAT Gateway e AWS S3.
A migração de toda a plataforma de backoffice para AWS proporcionou melhorias significativas de performance do ambiente, mas era necessário executar também a otimização dos custos.
Para atuar neste ponto, a Nextios indicou a instalação do agente do CloudHealth embarcado dentro da solução Nextios FinOps, que promove o gerenciamento de: custos, governança, automação, segurança a e desempenho.
-
Benefícios e resultados
Adotando-se o Nextios FinOps, a RV Digital passou a ser capaz de monitorar os ambientes de forma completa e estabelecer metas financeiras, impulsionando a cultura e a conscientização de custos. O processo de FinOps da Nextios apoia-se em quatro pilares principais: Visibilidade, Otimização, Governança e Integração de negócios.
As métricas e cenários propostos, após a análise dos dados coletados pela solução Nextios FinOps, possibilitou uma redução de US$40K mensais no Billing AWS. Além disso, a solução tem sido utilizada como uma ferramenta de monitoramento e, inclusive, para extração de relatórios executivos proporcionando uma visão objetiva dos custos de serviços AWS.
Outro benefício importante oriundo da parceria entre Nextios e a AWS, em que a RV Digital se beneficia, é a obtenção de financiamentos trimestrais oferecidos pelo AWS Migration Acceleration Program (MAP), um programa que ajuda as empresas a acelerarem a migração para a nuvem e a jornada de modernização usando uma metodologia orientada a resultados, com descontos que chegam a 30% no valor dos serviços AWS.
Especificamente na frente de backoffice com gerenciamento TOTVS, a partir da segunda semana pós migração já foi possível observar benefícios de integrações com redução de tempo de processamento. A velocidade de integração do faturamento aumentou consideravelmente, com percepção de melhoria desde o desenvolvimento de processos por todas as pessoas envolvidas. O ganho de produtividade alcançou 120% de melhora em tempo e entregas e, além disso, proporcionou a redução de custos indiretos a partir da melhora de processos.
Melhora em SLAs financeiros, com emissão de 32 mil Notas Fiscais em uma hora dentro do sistema TOTVS (antes do ambiente em AWS, o tempo médio era de quatro horas), possibilitando avanço significativo de processos e performance com o mesmo grupo de pessoas.
O trabalho possibilitou, também, ganhos em segurança incremental com uso das tecnologias de firewall (WAF) AWS, e a melhoria sensível em monitoramento interno, a partir da migração para AWS e ainda contando com o apoio de Observability Nextios, 24x7x365.