- Otimize processos
- Reduza custos
- Aperfeiçoe dados e Segurança
Compreendendo os desafios e necessidades de cada negócio, o AWS Cloud Readiness Assessment é avaliação de preparação para a nuvem, entendendo como realizar a migração para a nuvem com um plano detalhado que segue as melhores práticas da AWS Professional Services.
O AWS Cloud Readiness Assessment avalia e documenta os aspectos dos processos já existentes no workload do cliente, afim de prever riscos, custos, necessidades e o melhor método, plataforma e segurança para a Migração para a Nuvem AWS.
Etapas
- Construção do mapa completo da estrutura atual das tecnologias em uso.
- Apontamento das possíveis soluções para cada problema, de acordo com a realidade e necessidade do negócio.
- Soluções possíveis nos formatos padrão (5R’s) e avançado (7R’s), de acordo com o ambiente e com as necessidades do cliente.
O processo inclui a validação de pré-requisitos, coleta de dados, entrevistas com os responsáveis técnicos de cada workload (Due Diligenge) e qualificação de recursos humanos pelo MRA (Migration Readness Assessment) – os dois últimos para o mapeamento avançado.
Padrão ou avançado
O assessment pode ser o padrão ou o avançada:
-
Mapeamento para Migração: Padrão
Estratégia 5Rs: Rehosting; Replataform; Retain; Relocate; Retire;
-
Mapeamento para Migração: Avançado
Estratégia 7Rs: Rehosting; Replataform; Repurchasing; Refactoring; Retain; Relocate; Retire;
O que significa cada R?
-
Rehost
Máquinas virtuais do atual ambiente on-premises que o cliente deseja ter no ambiente da nuvem.
-
Retire
Para sistemas descontinuados na estratégia – neste caso, a atenção de migração, por decisão estratégica, será dada somente ao(s) novo(s) sistema(s), desconsiderando o(s) antigo(s).
-
Retain
Por compliance, necessidade funcional ou tecnologia, pode requerer parte do Workload no ambiente on-premises para ser reavaliado quanto à migração para a nuvem em um segundo momento.
-
Relocate
Recursos que fazem o intermédio para o envio das máquinas virtuais/ containers para dentro da nuvem.
-
Repurchase
Um sistema já possuído e que será recomprado em um formato mais aderente à nuvem.
-
Replatform
Load balancer ou banco de dados relacional – são usados como máquina virtual, mas quando em nuvem serão utilizados serviços gerenciados para reduzir a carga operacional sobre estes serviços.
-
Refactor
Representa a reconstrução da aplicação, transformar um monólito em um conjunto de microsserviços, por exemplo.
Benefícios
Com o AWS Cloud Readiness Assessment tem como benefício principal a eficiência do processo de migração. A definição das melhores práticas a serem utilizadas reduz possíveis intercorrências e dimensionando o investimento necessário para workload do cliente.
Quando o cliente além de fazer o mapeamento para migração com o AWS Cloud Readiness Assessment, também faz a migração com a equipe Nextios, o valor do mapeamento sai de graça*.
*sujeito a análise.
Muito além da nuvem, entregamos valor real aos nossos clientes!
Não importa o tamanho do ambiente da sua empresa, a Nextios tem a solução ideal para o seu negócio!